terça-feira, 26 de julho de 2011

O Monte Cinco

Paulo Coelho e o tempo são coisas que minha imaginação tenta dialogar com minha razão. Mas sempre termino entediado. Apesar de muito e de muitos, é a mesma e o mesmo. O tempo sobrevive e continua. Sempre existe algo capaz de lembrá-lo de dizer que existe. Acontecimentos, medos, opiniões, verdades. Tudo um tanto quanto sem rumo, um caminho que oferece o nada com direção. Imaginar pensar em tempo é ou pode ser se auto morrer ou se auto ressuscitar. Depende do referencial da procura do interlocutor. Ler Paulo Coelho me lembra ler Paulo Coelho. Como uma ponte que se ao acaso cairmos chegaremos em um mundo bíblico ou simplesmente na bíblia. As várias pontes criadas por ele seguem o caminho do referencial comum do ser humano, ultrapassa até o imaginário do querer. Saber descobrir a verdade e alcançar os ensinamentos deste denominador de magias bíblicas é onde encontra o mistério de si mesmo.

O silencio da morte chegou, e o vento parou de soprar. Elias não escutava mais os gritos lá fora, ou o fogo crepitando nas casas ao lado; ouvia apenas o silêncio, e quase podia tocá-lo, de tão intenso que era.
Então Elias afastou o menino, rasgou suas vestes e, voltando-se para os céus, bradou com toda a força de seus pulmões:
“Senhor meu Deus! Por tua causa saí de Israel, e não pude Te oferecer meu sangue, como fizeram os profetas que lá ficaram. Fui chamado de covarde por meus amigos, e de traidor, pelos meus inimigos.”

Trecho retirado do Livro “O monte Cinco” de Paulo Coelho



..
.
Este exemplar era um dos poucos que ainda não havia lido. Poucas páginas, leitura tranqüila e enriquecida com histórias e parábolas do antigo testamento. Fui ligeiro ao terminar. Gostei. Conta a história de um profeta chamado Elias e de seu refugio na Fenícia. Onde descobre o amor, duvidas, verdades, injustiças, e nos tenta ensinar a guiar o próprio destino e confiar nos desígnios de Deus. Em livros assim, tipo Paulo Coelho. Caso esteja procurando algo, sempre encontra. Caso não esteja, se torna chato. Caso esteja procurando algo e finja para si mesmo que não, a leitura se torna insuportável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário